Computadores nas nuvens, um futuro interessante?

Ilustração da computação em nuvem

Discutir sobre o futuro da Cloud Computing parece muito interessante, dar acesso as calsses socias mais baixas à um computador e internet, o fim da pirataria de softwares e o acesso a todos seus dados e arquivos em qualquer lugar. Realmente é gostoso imaginar seu computador, com todos seus arquivos e softwares em qualquer lugar. Mas será que isso é interessante para as gigantes fabricantes de Hardware e Software?

É fatídico que os computadores e acessos vão alcançar boa parte da população mundial, vendo estes computadores básicos que acessam a nuvem em quantidades absurdas, mas fora esses computadores básicos, a onde fica a venda das placas de vídeo, hard disks, memórias RAM e etc? Seriam limitados às nuvens, os grandes servidores que aglomeram esses computadores para seus usuários, que aumentam sua capacidade conforme a necessidade de cada usuário específico, que diminui ainda mais a necessidade de hardware.

Observando o caso dos Softwares, a coisa fica feia. Estes softwares vão adquirir uma guerra imensa com concorrentes, pois todos os programas do mesmo segmento estrão disponíveis para o usuário, dependendo do gosto de cada pessoa, criando uma guerra para ganhar usuários, que se depender dos métodos atuais (publicidade, marketing, etc), teremos softwares mais e mais caros.

A ideia é realmente maravilhosa, mas as gigantes do mercado vão achar alguma forma de ganhar dinheiro (e muito, é claro), afinal, perder dinheiro ainda parece muito pior que perder usuários.

Estamos no começo da computação em nuvem, ainda existe muita coisa para acontecer. É fato que a nuvem vai invadir nossa vida, mas o que me preocupa, são os preços que softwares podem chegar sem a pirataria, e quantas empresas de hardware vão se sujeitar a essa nuvem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s