Computador e Mente, uma conexão

Você já imaginou poder navegar no computador apenas pensando? Sem teclado nem mouse, apenas pensamentos. Pois bem, algumas companhias já estão tentando desvendar nosso cérebro para encontrar esta conexão com as maquinas, intitulado por BCI (brain computer interface).

Olhando bem para os experimentos BCI, parece que estão muito longe de alcançar uma integração completa, mas os resultados já agradam. Abaixo segue um vídeo que demonstra o produto da empresa Emotiv. *caso queira ver a coisa funcionando de vez, pule para 4:32 no vídeo.

É realmente muito interessante ver tal avanço, mas ainda muito cedo para falar do assunto. Como a apresentadora fala, existem muitos padrões cerebrais para serem identificados e varia de pessoa para pessoa, como uma digital, mesmo em gêmeos idênticos.

Ferramenta da empresa Emotiv, que capta as ondas cerebrais.

Um avanço, com certeza! Em breve, essa tecnologia pode trazer para pessoas com dificuldades motoras a devida interação homem-computador, representando uma acessibilidade formidável. Olhando para um futuro mais distante, podemos imaginar infinitas possibilidade que tal ferramenta pode trazer, não apenas para um computador, mas para a tecnologia como um todo. Imprimir uma idéia na tela do computador, transformar sentimentos em cores, dirigir um carro… realmente, parece algo um pouco exagerado por hora, essa tecnologia promete.

Obs: O único problema é esse capacete, mas controlar o computador sem ele parece algo exigente por demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s