Ciberativismo, funciona?

Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado por meios eletrônicos na internet. É um ótimo conceito, trazer a para a internet, um território de livre expressão um meio de protesto em massa (Marcelo Tas).

O Avaaz.org é um serviço de que reúne causas internacionais urgentes “desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas” como afirma o site. Para quem gosta, aconselho o Avaaz que é um sistema completo e sempre atualizado (e em português).

Mas afinal, ciberativismo funciona? Na seção de perguntas frequentes do Avaaz, eles respondem:

Sim! A tecnologia sozinha não gera mudanças sociais, porém com ela podemos turbinar campanhas que têm uma estratégia clara de impacto. Conectando cidadãos além das fronteiras em uma escala e velocidade que era antes impossível, ferramentas online permitem que muitas ações pequenas somadas, gerem um resultado poderoso. Veja as histórias do impacto das campanhas da Avaaz na nossa pagina de destaques de campanha.

Eu, infelizmente vejo alguns furos nisso tudo. A questão de ciberativismo ainda não pode ser completa, afinal apenas 591 milhões (segundo a ONU) de pessoas podem acessar a internet, quebrando a idéia de ativismo com a população em sua totalidade. Outro furo, é esse tsunami de informação que vivemos, trazendo aos montes, informação relevante e irrelevante, podendo assim quebrar o real interesse do internauta em participar da causa.

Em suma, é gratificante o trabalho de instituições como a Avaaz.org. Com a inclusão digital temos aos poucos esse trabalho fortificado, globalizando causas internacionais e gerando novas formas de manifestação das massas.

Desde 2007 membros da Avaaz geraram:

  • Mais de 25 milhões de ações onlne e offline; incluíndo o envio de emails para líderes políticos, fazendo telefonemas, participando de marchas e assinando petições
  • Levantaram mais de $15 milhões online, incluíndo milhões em financiamento para apoio high tech na Birmânia, Zimbábue, Tibete, Irã, Haiti e muito mais
  • Organizaram mais de 10.000 atos, marchas, flashmobs, vigília e outros eventos públicos sobre assuntos como mudanças climáticas e paz
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s